Brincadeira do paladar

Se o seu filho é muito seletivo para comer, experimente fazer a brincadeira do paladar. É bem simples, pegue alguns alimentos que tem na sua cozinha e um pano para vendar a criança. Você pode gravar tudo com a câmera do celular e mostrar para a família como foi a experiência. A brincadeira também pode ser usada para os outros sentidos, sem perder a graça e a leveza. Confira os detalhes e um vídeo fofo!

Share Button

Que tal organizar com a criançada uma atividade que une diversão e alimentação? Conhecida como a brincadeira do paladar também tem outros nomes como “o que tem na minha boca?”

Como funciona

O adulto deve separar os alimentos antes, sem que a criança veja. Então, vendada ou de olhos fechados, a criança espera com a boca aberta pela comida. O objetivo é simples: adivinhar o que está comendo.

No vídeo abaixo a Alice foi vendada e teve que descobrir 7 alimentos diferentes (clique na imagem para abrir o vídeo).

Brincadeira do paladar

Engraçada e leve, com certeza essa brincadeira vai render boas risadas!

Os benefícios da atividade

Sem forçar nada, você ajuda as crianças a se interessar por diversas comidas e experimentá-las. A oportunidade ideal para introduzir aqueles alimentos que o pequeno diz não gostar mesmo sem ter provado. Vale usar temas: frutas, salgados ou doces, por exemplo. Libere a imaginação e estimule o desenvolvimento do paladar do seu filho! 😉

Como estimular todos os sentidos da criança

Aproveite o formato dessa brincadeira e adapte para cada um dos sentidos do pequeno. Os olhos vendados vão aguçar cada um deles. Venda nos olhos, mãos à obra.

Audição

Procure na internet por sons de animais, cotidianos ou instrumentos musicais e separe de acordo com a idade do seu filho ou aquilo que ele já conhece. Vale gravar vozes de familiares próximos para que o pequeno reconheça.

*Preços sujeitos a alteração

Olfato

Que tal aproveitar os alimentos, produtos e objetos com cheiros característicos para te ajudar nessa missão? Vale misturar com a brincadeira do paladar e pedir para a criança tentar adivinhar a comida pelo cheiro antes de comer, só para confirmar. Evite perfumes e produtos em forma de pó, pois ele podem aspirar e causar engasgo. Cuidado com as reações alérgicas.

Tato

Aposte em objetos de diferentes texturas. Recorte um buraco no qual caiba a mão da criança em uma caixa de papelão. Coloque os objetos dentro e dispense a venda. O pequeno deve descrever o que está sentindo: se o objeto é duro, molde, grande, pequeno… Ela vai ficar ansiosa para descobrir o que tem dentro da caixa! 🙂

*Preços sujeitos a alteração

Você pode pensar em um prêmio para quando a experiência acabar, como um certificado que vocês vão fazer juntos ou assistir ao filme preferido com direito à pipoca. O importante é comemorar cada acerto e ensinar a cada erro, estimulando o pequeno a se arriscar e descobrir novas coisas.

Share Button