Bate e volta: dicas de viagens para as férias

Aposte em lugares históricos e garanta a diversão da família toda

Share Button

 

viagens para as férias
Foto: Shutterstock

Hummm, esse cheirinho de preguiça vem de onde? As férias pedem clima de aconchego e soneca, mas não abra mão de organizar momentos que vão ficar na memória da criançada. Já pensou em viagens para as férias dos pequenos? Caso as férias da família toda não estejam alinhadas, lembre-se que nem todas as programações precisam durar dias. Aproveite fins de semana e garanta diversão em pequenas doses: que tal organizar passeios curtos por cidades do interior? Malas no carro e família reunida: pé na tábua!

SÃO PAULO

Para curtir com a família inteira, Taubaté fica no Vale do Paraíba. Também conhecida como a terra do Monteiro Lobato, por lá as crianças podem conhecer nada mais nada menos que o Sítio do Pica-Pau Amarelo ou Museu Monteiro Lobato.

Por ser bem pertinho de São José dos Campos, que tal planejar um fim de semana cheio de novidades e visitar os dois lugares? A cidade conta com locais como o Parque Santos Dumont,  um centro de lazer e esporte com um Jardim Japonês e um lago no qual vivem patos, cisnes e carpas.

viagens para as férias
Foto: Divulgação

Para rechear a viagem de diversão e estimular a imaginação, o Memorial Aeroespacial Brasileiro pode render grandes emoções. Na parte externa, os pequenos podem ver vários aviões fabricados pela Embraer como caças, esquadrilha da fumaça, entre outros.  Dentro do museu, maquetes do foguete Sonda, uma réplica em tamanho natural do Veículo Lançador de Satélites, aviões e material bélico de uso das Forças Armadas e uma réplica, em tamanho natural, do avião Bandeirante. Tecnologias desenvolvidas pelo ITA, como o primeiro aparelho de fax e a urna com sistema eletrônico, completam uma aula de conhecimento.

De quebra, contemplar a vegetação nativa é um espetáculo para toda a família!

 

RIO DE JANEIRO

Quem nunca ouviu falar de Petrópolis, não é mesmo? O destino pode render diversão e conhecimento num só passeio! A cidade conta com o Museu Imperial, que guarda um pouquinho das memórias imperiais. Lá, os pequenos podem entrar em contato com uma parte da história do país e aguçar a curiosidade: um acervo de viaturas demonstram como as pessoas se locomoviam antigamente. Com certeza isso vai dar um nó na cabeça da criançada! E para completar, carruagens ficam disponíveis para um passeio superdiferente!

viagens para as férias
Foto: Divulgação

Outra parada é “A Encantada”, na Rua do Encanto, 22.  O Museu Casa de Santos Dumont é cheia de escadas – muitas delas em forma de raquete a qual só se pode começar com o pé direito. Fica a dica para o segundo semestre, hein? ;). Ela é pequenininha, mas recheada de detalhes bacanas que prendem a atenção dos pequenos. Um curta metragem sobre Santos Dumont é exposto anexo à casa. O espaço tem acessibilidade e maquetes táteis para atender às necessidades das pessoas com deficiências.

viagens para as férias
Foto: Divulgação

 

MINAS GERAIS

viagens para as férias
Foto: Divulgação

Aposto que as crianças vão ficar animadas para conhecer locomotivas centenárias. Leve os pequenos para aproveitar a natureza das serras do estado. De São João Del-Rei até Tiradentes, prepare-se para 12 km que passam pela parte velha da Estrada de Ferro Oeste de Minas.  

Os trajetos São Lourenço – Soledade de Minas e Passa Quatro – Coronel Fulgêncio cabem em roteiros de um fim de semana. Com 10 km de percurso, a locomotiva que deixa São Lourenço tem vagões de madeira e é supertradicional. A que parte de Passa Quatro foi construída em 1925. Ou seja, são quase 100 anos de muitos passeios ambientados por música e fotos antigas.

Tudo pronto?

Share Button