Acampamento de Férias: uma ideia brilhante para os pequenos

O acampamento de férias é uma excelente opção para todos os baixinhos e contribui muito para o desenvolvimento da molecada. As crianças se divertem durante o dia todo e ainda exploram o desenvolvimento físico, social e intelectual com o auxílio dos colegas e monitores. Confira uma entrevista exclusiva com a monitora Márcia Gonzalez e descubra mais informações!

Share Button

O acampamento de férias é uma excelente opção para a criança curtir um pouco do tempo livre, por oferecer incontáveis atividades como piscina, futebol, cavalos, festinhas, gincanas e por aí vai. Cada um dos acampamentos que recebem crianças de várias idades possui uma estrutura e uma programação diferente, mas em uma coisa eles são todos iguais: oferecem uma grande ajuda no desenvolvimento da molecada. Além de todas as atividades físicas, os acampamentos também promovem uma interação fantástica entre crianças de diferentes idades, o que é essencial para que os pequenos desenvolvam seu lado social. Além disso, também precisam passar um tempinho longe dos pais, o que exige uma maturidade maior do que durante a rotina em família.
 
Acampamento de Férias - TricaePara nos contar um pouquinho mais sobre a magia dos acampamentos de férias, conversamos
com a monitora Márcia Gonzalez que exerce essa profissão há anos. Ela poderá tirar algumas
dúvidas frequentes e deixar todas as mamães corujas mais tranquilas para que as crianças
experimentem esse momento maravilhoso. Não precisa ter medo: passar um tempinho longe dos
filhos pode fazer muita diferença na vida da molecada. A magia dos acampamentos certamente tocará o coração do seu baixinho! Por isso, não deixe de conferir essa entrevista exclusiva!
 
1. Conte um pouco sobre você.
 
Meu nome é Márcia Gonzalez, tenho 54 anos e uma família linda formada pelo meu marido
Reginaldo, meus dois filhos Fábio e Ricardo, minhas duas noras Cibele e Flávia e, para
completar, recentemente virei a vovó Márcia. Minha neta é o maior presente que Deus me deu e se chama Helena. Me formei em Servilo Social em 1983 na PUC SP porque sempre gostei muito de cuidar das pessoas. Em 1999 terminei minha segunda graduação: Odontologia, na UnG. No tempo livre, sempre me dediquei ao Paiol Grande, acampamento que eu tenho o maior prazer de ser monitora e de ter vivido experiências inesquecíveis.
 
2. Quando você resolveu se tornar monitora de acampamento? Por quê?
 
Fui acampante dos 9 aos 15 anos e sempre fui apaixonada por este clime. Gostei tanto que resolvi ser monitora aos 20 anos de idade e até hoje eu preservo esta atividade. Sempre fui apaixonada pela proposta de “educar brincando” do acampamento e acredito ser o melhor para o desenvolvimento da criança. Meus filhos frequentaram o acampamento desde muito pequenos e foi tão bom para eles que eu desejo essa maravilhosa experiência para mais crianças. Assim como eu, meus filhos Fábio e Ricardo também se dedicam à atividade de monitor quando tem um tempinho livre e adoram!
Acampamento de Férias - Tricae
3. Ser monitora te ajuda na sua realização pessoal? Por quê?
 
Sem dúvidas! Ser monitora me faz acreditar que podemos fazer um mundo melhor, no amanhã. Cuidar de diferentes crianças sempre foi uma atividade extremamente prazerosa. Busco uma sociedade “do bem”, com pessoas que valorizem umas às outras mais do que qualquer outra coisa. O coletivo é essencial para que isso aconteça e por essa razão acho que o acampamento de férias pode ser um ótimo caminho para tornar isso possível.
 
4. Quais são as maiores vantagens desse trabalho? E os desafios?
 
As maiores vantagens desse trabalho é descobrir o potencial incrível da criança e acreditar em um mundo melhor. Quando você convive com tantas pessoas inocentes ao mesmo tempo, sente que o mundo pode se transformar em algo muito mais lindo. Mas nem tudo é um mar de rosas rs. Juntar uma quantidade tão grande de crianças dá muito trabalho e é necessário ter dedicação, paciência e muito amor com os baixinhos durante o trabalho.
 
5. Qual é a vantagem de um acampamento para a formação de uma criança?
 
Nossa, tem muitas vantagens, mas vou tentar citar algumas delas… Acho que as principais são desenvolver as habilidades motoras das crianças, a capacidade de liderança, a convivência em grupo e a valorização da amizade. Por mais que os pequenos fiquem no acampamento por cerca de uma semana, o convívio é muito intenso e por isso todos acabam virando uma única família. É necessário aprender a dividir e, de brinde, as crianças acabam descobrindo seus valores, suas qualidades e seus defeitos, o que é ótimo para seu desenvolvimento. Tudo isso, claro, dentro do brincar!
Acampamento de Férias - Tricae
6. Tem muitos pais que tem medo de deixar os filhos longe por tanto tempo. Como lidar com essa situação?
 
O medo de ficar longe dos filhos durante um tempo é super natural, mas isso não pode ser
intenso ao ponto de bloquear o desenvolvimento da criança. Para que esse medo seja menor, os pais precisam fazer a escolha do acampamento dentro daquilo que acreditam e confiar que estão fazendo o melhor para o seu filho. Conhecer o lugar, tirar dúvidas e perguntar sobre tudo o que os deixa inseguros pode ajudar bastante nesse momento. Ouvir depoimentos de amigos e familiares mais próximos que já passaram por esse tipo de situação também pode ser bem interessante, já que assim os pais percebem que o acampamento só trará coisas boas para a criançada.
 
7. E no caso das crianças que sentem falta dos pais durante a viagem? O que fazer?
 
Boa parte das crianças se diverte tanto que quando menos perceber a viagem já acabou, mas não é incomum que alguns acampantes sintam mais falta de casa. Quando isso acontece, procuramos criar um ambiente de segurança para a criança, com muita atenção, carinho e conversa. Tudo isso ajuda bastante a criança a aliviar a saudade. Ainda assim, existem aqueles que não demonstram nenhuma melhoria e que insistem em voltar para casa. Nesses casos, fazemos uma ligação para os pais e, juntos, analisamos o melhor caminho para que a situação seja confortável à todos os envolvidos.
Acampamento de Férias - Tricae

8. Conte algum problema que você já teve que enfrentar cuidado das crianças.
 
Em uma excursão de pernoite, ou seja, dormir na barraca fora do acampamento, uma criança foi picada por formigas e não sabia que era alérgica! No meio da noite e no mato esta criança teve um choque alérgico e foi um corre corre sem tamanho. Conseguimos levá-la ao hospital e tudo acabou bem, mas nessas horas a gente precisa ser rápido e saber manter a calma.
 
Esta criança continuou a frequentar a acampamento por muitas temporadas e lembrava sempre sobre o episódio, contando para as outras crianças e rindo bastante. Acredito que demos todo o apoio que ele precisava e por isso tudo correu super bem.
 
9. Conte alguma experiência mágica que você já viveu cuidando das crianças.
 
Pra essa resposta eu não preciso pensar duas vezes! Sem dúvidas a palavra SUPERAÇÃO vem na minha cabeça toda vez que eu me lembro das temporadas com crianças da AACD. Sempre falamos sobre a magia do acampamento durante outras temporadas, mas a magia com essas crianças vai além. A gente acompanha vários pequenos encarando desafios e fazendo gincanas diariamente, com um brilho nos olhos que é impagável. Sem dúvidas é uma sensação maravilhosa.
 
10. O que você diria para as mamães sobre um acampamento de férias?
 
Acampamento é um lugar lúdico e ao mesmo tempo mágico, repleto de crianças prontas para uma boa diversão com muito contato com a natureza. Ajuda na formação de pessoas. Formação social, emocional, sentimental, humana. É uma experiência indescritível que eu acredito fazer toda a diferença na vida de cada uma daquelas crianças.
 
O sentimento de amizade e diversão não sai nunca do coração de uma pessoa que já teve a oportunidade de vivenciar momentos tão mágicos. Todas as crianças deveriam ter a oportunidade de ir a um acampamento pelo menos uma vez na vida…

Acampamento de Férias - Tricae

 
E você, mamãe, já ofereceu essa experiência incrível para o seu filho? O que você acha sobre os acampamentos de férias? Venha contar pra gente por meio dos comentários!
 

Share Button