Receitas para crianças

Quem disse que lugar de criança não é na cozinha? Acompanhados de adultos as crianças podem sim colocar a mão na massa e fazer da alimentação algo mais interessante prazeroso. E para te dar um empurrãozinho, separamos receitas para as crianças prepararem com a família que são de dar água na boca. Confira!

Share Button

receitas para crianças 1

Umas das melhores coisas em ser criança é a curiosidade. A vontade de conhecer e entender o mundinho ao seu redor faz com que as crianças façam muitas perguntas e tentem imitar os adultos, seja brincando de mamãe e filhinha com sua boneca, de mecânico ou de casinha. Nessa última brincadeira é comum vê-los fazendo comidinha de mentirinha, não é? E você já pensou em convidar os pequenos para cozinharem algo juntos? As crianças vão adorar poder colocar a mão na massa de verdade e isso será um momento de descontração muito bacana entre vocês.
Quando a criança sente que é importante em algum processo ou tarefa dentro de casa, como ajudar na escolha dos móveis de seu quarto ou ser responsável por arrumar sua cama, elas ganham mais autonomia e independência. Na cozinha isso não seria diferente, e o que começa com uma brincadeira pode ajudá-la a entender a importância de alguns alimentos e dar valor à refeição feita em casa. Além disso, muitas mães reclamam da dificuldade que os filhos têm na hora de comer certos alimentos e esse momento na cozinha pode servir para preparar pratos com ingredientes que as crianças costumam recusar, pois já que ela participou do processo é natural que queira conferir o resultado.

E para te dar aquele empurrãozinho separei algumas receitas para crianças, fáceis e práticas. Elas estarão separadas em “receitas suculentas” para aqueles dia em que as guloseimas estão liberadas e receitas saudáveis que podem ser feitas para um almoço ou até mesmo para o lanche que a criança levará para a escola, mas antes de começar confira um recadinho para as crianças:

Não faça a receita sozinha, sempre peça ajuda de um adulto, principalmente para aquelas que envolvem mexer no fogão, batedeira, liquidificador e objetos cortantes como faca e descascador. E lembre-se obedeça os adultos e evite acidentes. Cozinha é divertido, mas é preciso atenção!
Confira as receitas para crianças:

 

Receitas Suculentas

 

receitas para crianças panquecaPANQUECA AMERICANA – Rende 8

1 1/2 xícara (190 g) de farinha
3 1/2 colheres (chá) de fermento em pó
1 colher (chá) de sal
1 colher (sopa) de açúcar
1 1/4 xícara (300 ml) de leite
1 ovo levemente batido
3 colheres (sopa) (45 g) de manteiga, derretida
Cobertura: você pode escolher entre geleia, mel, creme de amendoim, morango, mirtilo, banana e o que mais achar gostoso.
Em uma vasilha grande, peneire a farinha, o fermento, o sal e o açúcar. Acrescente o leite, o ovo, e a manteiga derretida. Misture a massa até ficar homogênea. Unte uma frigideira com um pouco de óleo. Leve ao fogo médio. Ponha a massa na frigideira quente. Como medida para cada panqueca use uma concha ou 4 colheres de sopa da massa, aproximadamente 60 ml. Doure os dois lados da panqueca. Sirva quente.

 

PIPOCA DOCEreceitas para crianças pipoca doce

1 xícara (chá) de milho de pipoca
2 colheres (sopa) de manteiga
10 colheres (chá) de corante vermelho em pó.
Coloque a manteiga, o açúcar e o corante numa pipoqueira, ou panela grande e leve ao fogo médio, sempre mexendo, por 4 minutos. Acrescente o milho e continue mexendo. Quando começar a estourar, tampe a panela.
Desligue o fogo quando o intervalo entre os “estouros” for superior a 4 segundos.

 

 

receitas para crianças mousse de morangoMOUSSE DE MORANGO (Rende 8 porções)

2 caixinhas de gelatina em pó de morango
2 xícaras de morango
5 potes de iogurte de morango
2 xícaras de água quente
Em uma tigela, coloque a gelatina em pó e a água quente. Mexa-a até dissolver, tomando cuidado para não se queimar.
Quando a gelatina estiver quase fria, coloque-a na geladeira por 3 horas. Corte uma parte da gelatina já endurecida em pequenos quadradinhos e reserve-a. Coloque o restante dela no copo do liquidificador com os morangos e o iogurte. Bata bem, distribua em tacinhas e coloque na geladeira. Quando a musse endurecer, enfeite-a com morangos.

MINI PIZZA DE PÃO DE FORMA

receitas para crianças mini pizza pão de forma
Pão de forma
Mussarela
Presunto
Tomate
Orégano
Ketchup ou Molho de Tomate
Tire as bordas do pão de forma. Passe a mussarela e o presunto no ralador. Corte o tomate em rodelas finas. Passe ketchup ou molho de tomate nos pães, coloque a mussarela, o presunto, e salpique um pouco de orégano. Coloque no forno até derreter o queijo. Agora coloque as fatias de tomate e deixe por mais 2 minutos. Retire do forno e bom apetite!

receitas para crianças biscoito de nutellaBISCOITOS DE NUTELLA

4 colheres de sopa rasas de Nutella (creme de chocolate com avelãs)
1 ovo
1 1/4 xícara de farinha de trigo
Misture o ovo com a Nutella e vá acrescentando a farinha aos poucos e amassando até que forme uma massa lisa que desgruda da mão (ela fica bem leve e maleável, não deve ficar muito firme). Você pode usar cortadores para formar os biscoitos ou modelá-los com as mãos. Coloque os biscoitos em uma assadeira (não precisa untar) e leve ao forno pré-aquecido em 160-180°C por mais ou menos 20 minutos, sem deixar que comece a dourar. Tire do forno e espere os biscoitos esfriarem para que fiquem mais crocantes.

CREPE DE CHOCOLATEreceitas para crianças crepe de chocolate

2 xícaras de farinha de trigo
2 ovos
2 xícaras de leite
2 colheres de chá de fermento
1 colher de açúcar
1 pitada de sal
Para o recheio: creme de chocolate, chocolate derretido e se quiser pode acrescentar frutas como morango e banana.

Bata todos os ingredientes no liquidificador. Deixe repousar a massa por 20 minutos na geladeira. Aqueça uma frigideira antiaderente e com uma concha coloque a massa para fritar. Retire a massa assim que estiver dourada dos dois lados e acrescente o recheio. Sirva ainda quente.

Receitas Saudáveis

 

receitas para crianças panqueca coloridaPANQUECA COLORIDA

1 ovo
1 xícara de leite
1 xícara de farinha de trigo
1 colher de chá de margarina
1 pitada de sal
1 colher de café de fermento em pó
Para colorir: um punhado de folhas de espinafre, couve, rúcula ou agrião; +/- 1/2 xícara de beterraba ralada ou repolho roxo; +/- 1/2 xícara de cenoura ralada ou de pimentões etc. Misture os ingredientes exceto o fermento em pó e bata no liquidificador. Adicione o fermento, mexa bem com uma colher e deixe descansar por 10 minutos. Esquente uma frigideira e, se não tiver um bom antiaderente, unte-a com pouquíssima margarina. Para cada panqueca, coloque pouco menos de uma concha média de massa, escorra-a por todo o fundo da frigideira e vire quando estourarem bolhinhas na superfície. Essa receita resulta em 4 panquecas.
Sugestões de recheio:

. fatias de muçarela e presunto ou peito de peru com tomate picadinho e orégano
. queijos ralados misturados
. carne moída (com batata ou cenoura)
. frango desfiado refogado com milho e requeijão por cima
. legumes em cubinhos salteados na manteiga
. espinafre ou escarola refogados
. linguiça defumada picadinha com cream cheese
. 1 lata de atum misturada com ervilhas e/ou cenoura cozida picadinha
. 1 lata de sardinha e tomate picadinho temperado com um pouco de sal e azeite
. muçarela de búfala com tomate seco e rúcula
. brócolis cozido com molho bechamel cremoso (com ou sem queijo)

SOPA DE LETRINHAS

receitas para crianças sopa de letrinha
4 batatas
2 cenouras
10 vagens
2 mandioquinhas
2 tomates
1 cebola
2 dentes de alho
2 colheres de óleo
1 pitada de sal
1 xícara de macarrão de letrinhas

Descasque todos os legumes e corte-os em pedaços pequenos. Frite no óleo a cebola e o alho bem picadinhos; coloque também o sal ou tempero. Acrescente os legumes na panela. Despeje água quente e deixe cozinhar até os legumes amolecerem. Em seguida coloque o macarrão de letrinhas e deixe por mais alguns minutos. Sirva quente. E se desejar, acrescente um pouco de queijo ralado.

receitas para crianças mini batata recheadaMINI BATATAS RECHEADAS

Mini batatas
Opções de recheio: requeijão, ricota, mussarela de búfala, presunto e patê variados.
Cozinhe as mini batatas numa panela com água e quando estiverem no ponto retire do fogo. Faça um corte na metade, mas não muito fundo para as duas partes permanecerem juntas, acrescente recheio de requeijão com pedacinhos de presunto ou patês variados.
Se preferir você ainda pode colocar no forno para dar uma gratinada.

SANDUÍCHE DE FRANGO (Rende 4)

receitas para crianças sanduiche de frango
1/2 colher (chá) de sal
1/2 lata de milho em conserva escorrida
1 xícara (chá) de ricota amassada
1 xícara (chá) de peito de frango cozido e desfiado
2 folhas de alface
4 tomates cerejas em rodelas
4 colheres (sopa) de cenoura ralada
4 fatias de pão de forma integral
6 colheres (sopa) cheias de Baunilha

Numa tigela, misture a ricota com 1/2 xícara (chá) de água e o sal. Adicione o frango desfiado, o milho e mexa bastante. Ponha o creme sobre duas fatias de pão (se preferir, tire a casca do pão de forma), as folhas de alface, as rodelas de tomate e a cenoura ralada. Finalize com as outras fatias de pão, corte ao meio e sirva.

receitas para crianças muffin de milhoMUFFIN DE MILHO

1/2 xícara de farinha de trigo
1/2 xícara de fubá
1 colher (sopa) de açúcar
1/2 colher (chá) de fermento em pó
1/2 colher (chá) de sal
3 colheres (sopa) de manteiga derretida
1 ovo
3/4 de xícara de iogurte natural
1/2 xícara de milho debulhado, cozido
Unte com manteiga 12 forminhas de muffin e reserve. Em uma tigela, misture a farinha, o fubá, o açúcar, o fermento e o sal. Faça um furo no centro e adicione a manteiga, o ovo, o iogurte e o milho. Mexa até incorporar todos os ingredientes. Divida a massa entre as forminhas e leve para assar em forno quente (200 ºC), preaquecido, de dez a 15 minutos, ou até que, enfiando um palito no centro, ele saia limpo. Espere de cinco a dez minutos para desenformar.

PUDIM DE CENOURA

receitas para crianças pudim de cenoura
1 cenoura grande cozida
1 colher (de sobremesa) de queijo ralado
1/2 colher (de chá) de fermento em pó
1 colher (de sobremesa) de maisena
1 ovo; 1/4 de xícara de leite
Escorra a cenoura e bata no liquidificador com todos os ingredientes. Unte um refratário individual com margarina e coloque a massa do pudim. Leve para assar por 30 minutos até começar a dourar nas bordas e ficar firme.
Sugestão: Você pode substituir a cenoura por beterraba, abóbora ou chuchu. Para reduzir o valor calórico, exclua o queijo e substitua o leite pela água em que foi cozida a cenoura.
Além de ajudar na alimentação dos pequenos o fato de cozinharem juntos também é ótimo para passarem um tempinho juntos. Espero que tenham gostado das dicas e se tiver alguma receita interessante para nos recomendar vamos adorar!

Share Button