Lanches saudáveis para a lancheira das crianças

Uma alimentação saudável promove o crescimento e traz diversos benefícios para saúde, confira 15 opções de lanches para turbinar a lancheira da criançada

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Hoje iremos falar de um item essencial para as crianças que estão em fase escolar, os lanches! Uma alimentação saudável promove o crescimento e traz diversos benefícios para saúde em todas as idades, sabemos que essa tarefa pode parecer difícil e que a tentação dos lanches da cantina é bem grande, por isso preparamos uma série de dicas para preparar lanches saudáveis e um cardápio completinho com alimentos variados que te ajudará na hora de preparar a lancheira do seu filho. Afinal, nada melhor do que criar o hábito por uma alimentação saudável desde cedo, não é?

*Preços sujeitos a alteração.

Preparar uma lancheira saudável é muito importante, pois para se ter uma ideia, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), dos 500 milhões de obesos em todo o mundo em 2008, mais de 42 milhões eram crianças com menos cinco anos, sendo que 35 milhões destas crianças residiam em países em desenvolvimento. Ou seja, é preciso que os pais se atentem à alimentação dos filhos desde cedo. Mesmo que pequenos se recusem a comer corretamente, é necessário persistir na causa e ensinar a criança os benefícios de uma boa alimentação, assim ela própria saberá fazer a escolha correta.

*Preços sujeitos a alteração.

Como preparar lanches saudáveis em casa

O ideal é que o lanche contenha uma porção de carboidratos, que fornece energia; uma porção de lácteos, que tem proteínas; uma porção de frutas ou legumes, por suas vitaminas, fibras e minerais; e uma bebida, para hidratação. Confira algumas dicas para preparar um lanche saudável e saboroso para a criançada levar na lancheira:
1. Prefira alimentos da época, frescos e que sejam de fácil preparo;
2. Utilize frutas e hortaliças;
3. Dê preferência aos pães integrais;
4. Mel, canela, temperos como orégano, salsinha e manjericão são saudáveis e dão um gostinho especial;
5. E por fim, muita criatividade!

*Preços sujeitos a alteração.

Cardápio Saudável – 15 opções para você variar

Como prometido, seguem 15 ideias de lanches saudáveis para seu filho levar na lancheira da escola, depois você pode fazer outras combinações com esses itens:

1. 2 fatias de pão de fôrma integral com aveia, sem a casca, recheado com atum, iogurte natural desnatado, 1 folha de alface e cenoura picadinha + Vitamina de leite com fruta;

2. Bolo simples + 1 polenguinho + Salada de frutas;

3. Pão integral com queijo + Suco de frutas (feito em casa);

4. Iogurte caseiro + 2 enroladinhos de queijo muçarela com presunto (1 fatia de cada por enroladinho) + 1 banana;

5. 200 ml de água de coco + 2 minipães com peito de peru e cream cheese + Cookies de banana

6. Pão com patê de cenoura + Chá (feito em casa) + 1 pêra;

7. Compota caseira de frutas + aveia + Pão com guacamole + Chá (feito em casa)

8. Bolo de laranja + Água aromatizada + salada de frutas

9. Suco natural (feito em casa) + 2 fatias de pão de fôrma com 1 de peito de peru, requeijão e cenoura ralada + 1 maçã

10. Suco natural (feito em casa) + grãos de 1 espiga de milho cozida (corte com uma faca e coloque em 1 potinho) + 1 cacho de uva

11. 200 ml de água de coco + 1 fatia de bolo de laranja + 1 pêssego

12. 200 ml de água de coco + 2 fatias de pão preto com requeijão, 1 fatia de queijo minas e 1 pitada de orégano + 1 porção pequena de biscoito de polvilho

13. Suco natural (feito em casa) + 1 pão de leite orgânico, com muçarela de búfala em fatias e folhas de agrião + 1 pera

14. Chá-mate feito em casa + muffin com passas + iogurte

15. Iogurte caseiro com pedacinhos de fruta + 1 queijinho + 1 fatia de bolo de chocolate

Além desses itens é sempre bom lembrar a importância dos benefícios da água para a saúde, e para isso o ideal é sempre manter uma garrafinha de água na mochila e para quem quer inovar também nesse quesito que tal preparar águas aromatizadas? Além de saborosas elas são refrescantes e podem ser feitas com ervas e/ou frutas, use sua criatividade!

*Preços sujeitos a alteração.

Fontes: Rede Nutri;  Cantina SaudávelConselho Federal de Nutricionistas.

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