Volta às aulas: saiba como preparar as crianças

Preparamos várias dicas de como organizar a volta às aulas da criançada de maneira tranquila

Share Button
volta as aulas
Foto: Shutterstock

As férias estão acabando e, para alguns, já acabaram. A rotina de aulas é muito diferente das férias, e a mudança deve ser gradativa, principalmente para as crianças. Isso, porque na maior parte dos casos elas ficam com horários flexíveis e o dia a dia inconstante. Preparamos algumas dicas e até um presentinho que vai facilitar a tarefa de voltar à rotina! 😉

Retorno de viagem

O ideal é voltar de viagem com pelo menos uma semana de antecedência para que os hábitos retornem gradativamente e a criança tenha tempo de se readaptar de uma forma menos radical. Nessa semana “pré volta às aulas” coloque a criança na cama no horário que costumava colocar durante as aulas e se possível a acorde duas horas mais cedo do que nas férias. Quando as aulas voltarem, ela ficará menos sonolenta e preguiçosa. Caso a viagem se prolongue, reintroduza os horários de sono no local em que vocês estiverem.

Converse com seu filho

Antes de tudo, é importante conversar com o seu filho e prepará-lo para quando a volta às aulas. Voltar para a escola depois das férias é sofrido para os pequenos por vários motivos, principalmente porque se acostumam a ter uma rotina totalmente divertida, dormindo até mais tarde, passando mais tempo com os pais e amigos. Converse com o pequeno e mostre que a rotina não é algo ruim. É importante tranquilizar e estimular a criançada. Uma dica é dizer que ele reencontrará seus colegas e aprender novas coisas.

Transforme esse momento em algo prazeroso

A época da escola é incrível e tudo o que está envolvido nesse processo deixa muita saudade quando acaba. Ir à escola é muito gostoso e, em geral, só nos damos conta disso quando nos tornamos adultos. Para animar os pequenos e fazer com que não fiquem com muito medo na volta às aulas bastar seguir algumas dicas:

• Chame o pequeno para comprar os materiais escolares. Assim ele pode escolher aquela mochila e caderno que mais gosta e sem dúvidas ficarão mais animados.

• Um ano novo é sinal de novas amizades, muitas risadas e brincadeiras na hora do recreio.
• Explique que a escolinha sempre faz passeios divertidos.

Incentive seu filho a gostar da escola. Seja o mais presente possível, pergunte como foi a aula e o ajude com as lições de casa. Com o tempo a criança se acostuma com a escolinha e o momento de volta às aulas não será tão difícil.

Como lidar com o sono das crianças

O maior problema na volta às aulas é o sono. Ao longo das férias a rotina fica toda bagunçada, as crianças começam a acordar e dormir mais tarde, pelo fato de não ter muitos compromissos ao longo deste período. Voltar à rotina esbarra diretamente na hora de dormir: a criança está desacostumada com os horários e tem dificuldade para deitar-se e acordar mais cedo.

Estabelecer a rotina uma semana antes da volta das aulas é o ideal para que a criança não tenha problemas quando chegar a hora. Faça desse momento algo carinhoso: nada de gritaria para apressar a criançada. Quem não gosta de ser acordado com carinhos e beijinhos, né? Assim o dia começa bem melhor para os pequenos e para você. 🙂

Organização

Na semana anterior à volta da rotina, cheque o tempo que seu filho leva para despertar, tomar café da manhã e se arrumar. Isso te ajudará a ter noção do tempo necessário parar para que ele se apronte para ir à escola, com calma e sem estresse.

Organize sua mochila e uniforme sempre à noite com o necessário para o dia seguinte. Caso ele saiba ler, incentive-o a fazer isso sozinho. Assim, o pequeno assume uma responsabilidade necessária e importante para seu crescimento.

Material Escolar

É importante estar com tudo pronto quando chegar a hora de ir a escola no primeiro dia de aula. Separe o material escolar necessário. As escolas geralmente fornecem uma lista com o que será utilizado ao longo do ano letivo para você se programar. Reaproveite os itens do ano anterior que estejam em perfeito funcionamento, desta forma fica mais econômico montar o kit para o ano.

Procure comprar os materiais com antecedência. Com tudo preparado, você evitará sustos e chateações quando o dia chegar.

Tabela com cronograma

Preparamos uma tabela com um cronograma básico do que seu filho precisar fazer antes de ir para a escola. Desde pequenas as crianças precisam ter algumas responsabilidades. Isso ajuda a desenvolverem noções de planejamento, por exemplo.

Prepara-se para ir a escola todos os dias já pode ser o pontapé inicial. Basta imprimir a tabela e colocar num local de fácil visualização da criança, como na porta do quarto ou do guarda-roupa. Se não houver uma impressora por perto, desenho o passo a passo. 😉

Esse cronograma irá ajudar o pequeno, mesmo com sono ou preguiça, a cumprir com sua rotina de forma organizada. Com o tempo ele saberá se aprontar sozinho e sem apoio da tabela.

post_manha

Para quem estuda de tarde
Para baixar a tabela do período da manhã clique aqui (tamanho A4).
Para baixar a tabela do período da tarde clique aqui (tamanho A4).

 

Alimentação

A alimentação está ligada ao bom desempenho nos estudos. Uma refeição rica em gordura pode atrapalhar o rendimento da criança na escola, causa sono e pode ser um perigo à saúde em longo prazo. Se alimentar bem é garantia de passar um dia tranquilo e aproveitar melhor as horas de estudo. Por isso, é importante que os pais ofereçam às crianças uma dieta rica em proteínas, vitaminas e de tudo o mais que elas precisem para se desenvolver com saúde e tranquilidade.

O preparo da lancheira deve ser feito com cuidado para que os alimentos não estraguem. Procure fazer lanches com produtos frescos e, se possível, coloque cada alimento em papel alumínio, saquinhos ou potinhos separados para não misturar as frutas com os lanches, por exemplo. A lancheira térmica é a melhor opção para evitar que a comida estrague devido ao calor. O suco natural deve ser preparado pouco antes da hora de ir para a escola e guardado em uma garrafa térmica bem fechada. Limpe a lancheira diariamente com água e detergente neutro e semanalmente com um pouco de água sanitária.

E agora, quem está preparado para a volta às aulas?!

btn_veja-mais

Share Button