Saiba como montar uma lancheira escolar saudável

Comer é bom pra chuchu! Você sabe como escolher lanchinhos saudáveis para a hora do recreio sem deixar as delícias de lado?

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lancheira escolar saudável
Foto: Shutterstock

 

É fato que uma alimentação equilibrada faz bem para o desenvolvimento dos pequenos, fortalece a imunidade e promove um crescimento consistente. E a hora do recreio não é menos importante que as outras refeições. Aprenda a preparar uma lancheira saudável com a nutricionista funcional Marcela Pinsetta Marques.  

De acordo com a especialista, a melhor forma de garantir refeições adequadas é evitar lanches industrializados. Bisnaguinhas, bolos, bolachas recheadas, refrigerantes e sucos de caixinha, podem até ser saborosos, mas são pobres em nutrientes. “Opte por preparações feitas em casa como: bolo caseiro adoçado com frutas, iogurte natural, mix de castanhas. Quanto mais simples, melhor!”.

 

Mão na massa

Pode parecer tarefa de outro mundo, mas desenvolver hábitos saudáveis desde cedo, facilita muito a vida dos pequenos.

A nutricionista explica que as crianças são um reflexo dos hábitos alimentares dos pais. “A melhor forma de ensiná-las a comer corretamente é observando o que a família faz. Uma dica bacana para envolver a criança nesse contexto, é incentivá-la a escolher os alimentos que serão servidos nas refeições e brincar com as cores”. Monte pratos supercoloridos isso garante variedade de nutrientes.

Outra dica para desenvolver a percepção das crianças, é convidá-las para ajudar no preparo das refeições. Dessa forma, você as incentiva a comer o que elas mesmas prepararam.

Sem contar que torna tudo mais divertido, né?!

 

Saco vazio não para em pé

Mesmo que nem todo mundo aprove o prato, é importante prestar atenção nas quantidades e porções dos alimentos isso vale para todas as refeições! Leve todas elas a sério!

Drª Marcela explica que existem três grupos alimentares: energéticos (pães integrais, cereais, aveia), reguladores (frutas, verduras e legumes) e construtores (leite, queijos, iogurtes, ovos, tofu).

Assegure-se de enviar uma porção de cada um deles na lancheira do seu filho: nada a mais, nada a menos. Prepare um lanche de ovos mexidos e finalize com uma maçã, por exemplo. “Passe longe dos pacotinhos: quanto menos industrializados, mais saudável a lancheira será”, aconselha.

Simples e eficiente!

*Preços sujeitos a alteração

 

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