Televendas
Ajuda
0
Boas Compras!

Irmãos dividindo o mesmo quarto: como evitar as brigas?

Share Button

Os quartos infantis são uma peça muito importante na vida dos pequenos. É neste espaço que eles começam a ter noções básicas de espaço, coordenação motora e a desenvolver a mente e a criatividade. Quando os bebês se tornam crianças, as necessidades e preferências dos quartinhos mudam, assim como todas as roupas, brinquedos e gostos. É uma transição rápida que acontece antes mesmo das mamães perceberem e causa um forte impacto não só na vida dos pequenos como inclusive dentro dos quartos infantis.

 

Como evitar as brigas entre os irmãos que dividem quartos infantis?

O maior problema é quando esses quartos tem de ser divididos entre duas ou mais crianças com idades e gostos diferentes. Elas precisam aprender a conviver umas com as outras e a respeitar limites para que o convívio seja agradável e gostoso. Para as mamães, saber como evitar as brigas por conta do convívio excessivo parece ser a tarefa mais difícil do mundo, mas não é. É necessário estabelecer limites e regras para ver bons resultados e conseguir ter uma família unida por muito amor e harmonia. É função dos pais ter a consciência de que as crianças vêm ao mundo com uma cabeça crua, que precisa ser moldada através de bons exemplos e ensinamentos profundos.

 

Divisão de brinquedos

quartos infantis

Os brinquedos são um dos principais fatores de brigas entre os irmãos. Seja pelo egoísmo das crianças ou por qualquer outro motivo, os pequenos sempre acabam brigando por conta dos brinquedos. A história se repete em diversas gerações e só muda de endereço: um quer sempre brincar com aquilo que o outro acabou de pegar. Para evitar este tipo de discussão, é necessário ensinar as crianças a saber dividir.
 
Muitos papais e mamães acreditam que definir qual brinquedo é de quem pode acabar com as brigas, mas isso só é capaz de gerar mais problemas. Nunca dê presentes para os seus filhos afirmando que cada brinquedo pertence a um deles e fim de papo. As crianças precisam aprender a dividir e criar esta noção é importantíssima não só durante a infância, como também no convívio social pelo resto da vida.
 
Ensine-os a brincar juntos através de brincadeiras e conversas. Mostre que o caminho não é pegar o brinquedo que o irmão já escolheu, e sim arrumar um outro que complemente a brincadeira. Crianças com irmãos possuem uma vantagem para aprenderem a trabalhar em grupo e é mais do que obrigação dos pais mostrar o caminho para que isso seja possível. Se os seus filhos ainda persistirem em brincar com o mesmo objeto, estabeleça regras para que exista um revezamento, onde ambos possam se divertir em harmonia e as brigas sejam evitadas.
 

Personagens preferidos de meninos e meninas

quarto infantil

 

As crianças possuem alguns personagens preferidos de filmes e desenhos animados e adoram os quartos infantis com decorações temáticas. O maior problema é que elas acabam preferindo temas diferentes diante de um universo em que encontramos infinitos personagens atraentes para a molecada. Essa divergência acontece principalmente quando os irmãos possuem sexos diferentes, já que o universo infantil é muito diferenciado quando se trata de agradar meninos ou meninas.

 

Para que o quarto infantil dos pequenos tenha a cara de cada um deles sem que exista nenhum desentendimento entre os irmãos, é interessante traçar uma linha imaginária e decorar o quarto de acordo com a preferência de cada um deles. De um lado do quarto, teremos móveis e decorações do Batman, por exemplo, enquanto que do outro encontraremos tudo do mundo da Barbie.

 

É muito interessante que os papais e mamães conversem com os pequenos a respeito disso. Os irmãos, até mesmo no caso dos gêmeos, precisam entender que são pessoas diferentes com gostos aleatórios. Portanto, o que irá agradar um deles nem sempre terá a aprovação do outro. Esta linha imaginária para decorar o quarto da molecada faz com que ambos se sintam a vontade e com um cantinho especialmente preparado para cada um deles.

 

É uma novidade que as crianças irão adorar e se sentirão dentro de mundos repletos de magia e divertimento, sem que o gosto de nenhuma delas fique de fora. É imperdível para os papais que prezam pela preferência de cada um dos filhos e que realmente gostam de vê-los satisfeitos e contentes em um dos lugares em que eles mais passam tempo: o quarto infantil.

 

Horários determinados

quartos infantis

 

Definir horários para a realização de atividades do dia a dia é importantíssimo para os pequenos, sejam eles filhos únicos ou com vários irmãos. É interessante elaborar uma tabela que definirá todos os horários do dia a dia, como acordar, comer, fazer lição de casa e se divertir. Uma criança com rotina possui um desenvolvimento muito mais saudável e além de tudo passa a criar noções de prioridades e responsabilidades, pontos extremamente necessários na vida adulta.

 

A rotina também apresenta outras qualidades no caso dos quartos compartilhados por mais de um filho. Como eles terão um horário definido para as tarefas da escola, poderão fazer isso ao mesmo tempo sem que um atrapalhe o outro com desenhos animados na televisão, brincadeiras em voz alta ou qualquer outro fator.

 

As crianças que estão com sono acabam ficando manhosas e irritadas. Um horário certo para dormir ou acordar auxilia os pequenos a dormirem tranquilos, já que o corpo se acostuma com a ideia e responde a isso com um soninho profundo e gostoso. Além disso, um filho que está mais animado não ficará importunando o outro que quer dormir, evitando brigas e mal-humor tanto antes de descansar como na hora de acordar. Afinal, as crianças precisam de excelentes noites de sono para que o seu corpo e a sua mente se desenvolvam de forma sadia e longe de empecilhos causados por noites mal dormidas.

 

Como lidar perante as malcriações?

quartos infantis

 

Diante de tantas regras e ensinamentos para que as crianças desenvolvam um bom comportamento é muito comum que elas acabem nos desobedecendo. Nesta hora, é muito importante que os pais saibam a melhor forma de mostrá-las quem está no comando para que elas peçam desculpas e voltem a respeitá-los. Não existem crianças sem limites e sim pais que não sabem a forma de conduzir os momentos parente as malcriações apresentadas pelas crianças.

 

Antes de tudo, eleja um banquinho ou uma almofada qualquer que sejam chamados de “cantinho do castigo”. Quando seu filho te desrespeitar, explique para ele o que aconteceu e coloque-o por 3 minutos sentado neste lugar. Ao final deste tempo, fale para ele te pedir desculpas e o dê um abraço, para que mostrar que você o ama e que ficou chateado com o acontecido. Se ele desobedecer novamente, falar palavrões ou recusar-se a pedir desculpas, repita o procedimento até que ele faça tudo certinho.

 

Pode parecer algo muito bobo, mas é um milagre na educação das crianças. Desta forma, elas irão entender que quem manda são os pais e ao mesmo tempo se sentirão amadas e cuidadas com o abraço que sucederá o pedido de desculpas. Bater, gritar ou espernear não ajudam as crianças a entenderem o que fizeram de errado e ainda por cima dão exemplos horríveis de como elas devem lidar nas situações que não as agradar. Além disso, elas também se sentirão desprotegidas e amedrontadas, o que não é nada interessante para uma relação saudável entre pais e filhos.

 

Fonte de pesquisa: Supernanny – http://www.supernanny.co.uk/

 

Comentários pelo Facebook

Comentários pelo Facebook

Share Button
Autor: Equipe Tricae (348 Posts)

Este blog é feito por uma equipe de profissionais que trabalha na Tricae e pesquisa todos os dias temas interessantes para as mamães, tudo isso para que vocês fiquem por dentro do que rola depois que o teste de gravidez da positivo. Aqui no blog da Tricae você encontrará os mais diversos temas como saúde, educação, decoração, moda e receitas. Sinta-se em casa!


Criação de sites

Comentários e Opiniões

0 Comentários

Deixe o seu comentário!